Relógio

PALESTRAS

MÓDULO 13
AULA DIA 03 DE DEZEMBRO DE 2011.
Tivemos na dependências da Escola Juracy Alves Cardoso uma palestra da AGEPEN, cujo palestrante foi o oficial senhor Heverson da Silva Bastos, o mesmo destacou as funções da AGEPEN, seu funcionamento e suas prioridades, foi uma palestra produtiva que prendeu a atenção dos estudantes.
















MÓDULO 8- PRODUÇÃO TEXTUAL
AULA DIA 16 DE JULHO DE 2011
Dinamicas com as PROFªs. de Educação Física 
Adriana Paula
Adriana Mezza
Cristina Siqueira
Maraíza Machado

Nesta aula tivemos momentos agradáveis como um delicioso lanche produzido pelos estudantes.
Observamos o texto como uma forma de registro das experiências pessoais. Se hoje, temos tantas informações dos povos antigos e das primeiras civilizações, devemos isso aos textos e / ou aos diferentes tipos de linguagens, como os desenhos, por exemplo, que ficaram “gravados”, registrando uma memória.Trabalhamos também com redações oficiais e sua importância . Foi pesquisado atas, relatórios, ofícios, memorandos, requerimentos, cartas, comunicados, declarações, solicitações, encaminhamentos, convites, entre outros, elaborando alguns desses. Em posse de tais conhecimentos, é possível uma reflexão mais elaborada acerca do módulo ,e consequentemente, funcionários (especialmente os que estão atuando nas secretarias das escolas), obtiveram uma soma de saberes à prática diária.
Finalizamos com uma gincana promovida pelas professoras da Fundesporte,estimulando os alunos a realizarem um rodízio na execução das tarefas, o trabalho em grupos,despertar o espírito esportivo, priorizando a atitude de respeito às equipes adversárias e o desenvolvimento da competição saudável , oportunizando a integração, usando o espírito competitivo, sempre dentro dos padrões éticos e morais.







MÓDULO 8- PRODUÇÃO TEXTUAL
AULA DIA 02 DE JULHO DE 2011
PALESTRANTE PROF. de Educação Física 
LEANDRO CALIZA DA ROCHA




Iniciamos a aula do dia 02 de julho com uma oração e uma dinâmica em forma de quebra-cabeça da música “O caderno” do Padre Fábio de Melo bem como sua reflexão.
Estudaram o Módulo 8-Produção Textual que proporciona a leitura, e produção de textos e documentos do cotidiano escolar em diferentes linguagens,ressaltando a questão da coesão e coerência .
Tão importante quanto a coesão e a coerência é a precisão, a objetividade do texto. Em tempos atuais, com a correria do dia-a-dia, precisamos ser mais objetivos em nossos textos para que o leitor possa perceber rapidamente, de forma clara, a nossa mensagem.
Além do conteúdo abordado no módulo e das atividades práticas, contamos também com a presença do Prof. de Educação Física Leandro Caliza da Rocha desempenhando as atividades de alongamento,recuperando a harmonia do corpo ,a amplitude de movimentos sem restrições.
"Nunca deixe que nenhum limite tire de você a ambição da auto-superação."
(Autor Desconhecido)


MÓDULO 9- DIREITO ADMINISTRATIVO E DO TRABALHO
AULA DIA  11 DE JUNHO DE 2011.

PALESTRANTE ADVOGADA VANESSA DE LIMA




















MÓDULO 9- DIREITO ADMINISTRATIVO E DO TRABALHO

PALESTRA com o  CONSELHO TUTELAR no CINE ORIENTE
DIA 23/05/2011



MÓDULO 5- EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E TRABALHO

Palestra com Profº. Sérgio Gracia ...         

           Parábola dos Três Leões...







A aula do dia 16 de abril foi contemplada com momentos divertidos-Dinâmica da Ordem e Palestra com o Professor Pedagogo e Mestre em Educação Sérgio Antonio Gracia, trabalhando com o tema Eu, ele e nós 
O segredo de uma vida está no que e como aprendemos, e no modo como agimos. Tudo em nossa vida é aprendizado e ensino. Só podemos ensinar aquilo que aprendemos, seja em conteúdos, seja principalmente em valores. Então a questão central é como aprender melhor para viver e conviver melhor. O mais importante, é cada um descobrir o seu valor; é aprender a dirigir o viver para a competência e não para as falhas; para os recursos, não para as fraquezas e para as possibilidades, não para as limitações. Refletindo sobre algumas parábolas que acrescentaram mantendo-nos confiantes quanto à nossa missão , mudando nossas atitudes diante das adversidades que vivemos nesse mundo capitalista;pois não importa o tamanho de nossos problemas ou dificuldades. Para ser um Vencedor na Vida e no Trabalho o que importa é a
ATITUDE. Uma POSTURA positiva é o detalhe que faz a diferença !
Também tivemos momentos de estudos (análise do Módulo ) e momentos de reflexões sobre o Renascimento de Jesus, realizado nas dependências do Cine Oriente). Todos esses momentos, enfocando de uma forma geral, o principal: os servidores da educação são educadores também!
De uma forma geral, percebemos que os cursistas estão com expectativas positivas, almejando fazer o melhor de si para concluírem com êxito os processos do curso.
Em vários momentos afirmaram ser conscientes de que para superarem as barreiras é necessário a dedicação e esforço de cada um no sentido de buscar esclarecer as dúvidas, apoiando-se nas discussões em grupo, nas interações promovidas pelos tutores e consequentemente, das leituras e entendimento dos conteúdos.





"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim".










Módulo 4: RELAÇÕES INTER-PESSOAIS


AULA DIA 19 DE MARÇO




O encontro teve inicio 07h, com mensagem apresentada através o data show,(Sonda-me).Além do conteúdo abordado no módulo, contamos também com a presença da Profª. Mestra Otacília Matulaitis Wingeter ,a qual ministrou a palestra sobre Ética ,Relacionamento e Comportamento Profissional na escola ,para fechamento do modulo nº 4,com o tema Relações Interpessoais. Todos os cursistas participaram atenciosamente, uma vez que a palestrante usou técnicas de descontração ,perguntas e respostas , músicas , danças ,envolvendo assim todos. A palestra foi bem sucedida e quão importante é a motivação no ambiente de trabalho favorável `a novos desafios, o time irá sentir-se realizado, onde todos são motivados e empenhados em cumprir o caminho que lhes é trilhado, pois na maioria das vezes uma pessoa sem motivação torna-se seu trabalho improdutivo.Estar sempre por perto e manter um bom relacionamento com a sua equipe é muito importante, mas é somente parte do trabalho que leva à motivação. É preciso dar espaço aos administrativos ( educadores não-docentes) para que exponham suas idéias perante a comunidade, pois desta forma eles se sentirão inspirados, respeitados, valorizados, e principalmente, motivados e compromissados com a escola e com os demais colegas e se empenharão para conquistar seus objetivos.
Depois de tanta motivação, cursistas, esperamos os resultados deste trabalho na prática em suas escolas.

 

Os cursistas obtiveram avanços, as reflexões ajudaram para que os mesmos percebam a importância da psicologia e educação que estão juntas no aprendizado e a importância do educador uma vez que ser educador e todos que estão envolvidos no processo educacional, contribuindo tanto para sua vida profissional e pessoal. Precisamos ter claros alguns conceitos psicológicos para podermos contribuir de forma eficaz no processo de ensino-aprendizagem. Em posse de tais conhecimentos, é possível uma reflexão mais elaborada acerca do contexto psicológico no qual o aluno se insere e, consequentemente, uma atuação no sentido de viabilizar o construto teórico, a sistematização de saberes de nossos alunos.

Houve um numero ótimo de cursistas presente,o que nos faz avaliar de uma forma positiva esse encontro,vendo que todos os cursistas se mostram bem compromissados com o Profuncionário.








Módulo 3 : Homem, pensamento e cultura

AULA DIA 19 DE fevereiro



PALESTRA COM A ADVOGADA THANILLA DELEVATTI TORRES









Flickr