Relógio

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Discurso do Diretor Mauricio Candidio na formatura da segunda turma do Profuncionário em Naviraí.

Ilustríssima Senhora Secretária Estadual de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul, Professora Nilene Badeca da Costa, em nome da qual, eu cumprimento a mesa.
Srs diretores das Escolas Estaduais e Municipais de Navirai, Itaquirai e Eldorado, que muito contribuíram para a realização deste trabalho que hoje aqui encerramos,
Srs Colaboradores das diversas instituições que ao longo deste curso enriqueceram as aulas do profuncionário com brilhantes palestras em áreas específicas.
Autoridades presentes, Senhores, Senhoras convidados, FORMANDOS, é com grande alegria que me dirijo a vocês como formandos, porque ao longo destes 18 meses, todas as vezes em que me dirigi a vocês foi como cursistas. Hoje posso dizer com muito orgulho: formandos. Lembro me perfeitamente de nossa aula inaugural, um dia chuvoso na Câmara Municipal, quando pedimos a vocês persistência e perseverança, como gostaria de estar presente na formatura de vocês com todo grupo sendo Certificado; é, realmente podemos dizer que vocês perseveraram, pois todas as desistências foram justificáveis, por motivo de doença ou mudança de município, sabemos das dificuldades que enfrentaram durante estes 18 meses de curso, deslocando-se de seus lares, deixando afazeres domésticos e os momentos de lazer com familiares, depois de uma semana de intenso trabalho em suas escolas para se encontrarem com tutores e colegas de curso, Mas, acredito que foi prazeroso, para cada um dos formandos, todos os encontros realizados aos sábados, pois puderam adquirirem conhecimentos filosóficos e sociológicos; discutiram sobre ética, solidariedade, relacionamento interpessoal, puderam voltar aos bancos escolares e se sentirem valorizados como profissionais da Educação; cada um agora tem a plena consciência de que faz parte do processo educativo da humanidade, que a educação começa em casa, mas aprendemos nas ruas, nas festas, na igreja, nos sindicatos. Porém, ela é sistematizada na escola, passando pelo portão da escola, com a recepção calorosa do porteiro aos alunos; com o equilíbrio harmonioso do pessoal da limpeza que dá um toque todo especial ao ambiente escolar; com o cheirinho saboroso que emana da cozinha; com os assistente administrativos e secretária que, na realidade, são o coração da escola. Por fim, a educação é sistematizada na sala de aula, com os professores regentes e alunos. Então, educação é um processo que envolve diversas etapas, diversas pessoas, e você é fundamental neste processo, caro formando. Você tem uma participação especial na lapidação deste diamante precioso que são os diversos profissionais que atuam na sociedade. Está ficando para trás o tempo em que o porteiro, as merendeiras, os funcionários de conservação, limpeza e vigilância eram trabalhadores invisiveis ou de segunda categoria. A concepção da escola democrática que a realidade brasileira impõem, exige que todos os trabalhadores em educação sejam integrados ao projeto pedagógico e sejam considerados educadores. Mas, para tal, é preciso que os funcionários tenham cada vez mais escolaridade e capacitação profissional pedagógica e técnica.
Mais que isso. As diferenças que havia entre professores e funcionários e até mesmo funcionários de maior ou menor proximidade às tarefas pedagógicas têm que ser substituidas por uma relação de igualdade e fraternidade dentro do espaço escolar.
Portanto, quero reverenciar a vocês formandos, pelo esforço, pela dedicação e por fazer parte deste segmento tão importante no nosso planeta para construirmos homens e mulheres de bem, que é a Educação. Hoje, finalmente, vocês estão graduados como técnicos nas diversas modalidades em que cursaram.
Realmente, Professora Nilene, sempre digo que estamos ajudando a escrever a história da Educação em Mato Grosso do Sul. Em sua primeira gestão, concluímos um dos mais belos capítulos desta história, onde gestores, coordenadores, alunos, professores, funcionários públicos de nível médio configuraram como protagonistas. Continuamos a escrever esta história, pois ela tem mais de 500 anos no Brasil e sempre vai continuar, mas tenho certeza que este capitulo que estamos iniciando, nesta nova gestão, em que temos a senhora como mentora, será tão ou mais belo que o capitulo anterior. As personagens são as mesmas, mas com mais preparo para atuação neste capitulo da história, pois estas personagens passaram por um aperfeiçoamento, como este curso do PROFUNCIONÁRIO que estamos concluindo ,que é a verdadeira democratização da escola pública para a comunidade interna e externa.
Não posso deixar de citar aqui a equipe que atuou no nosso PROFUNCIONÁRIO,Coordenadora e  Professora Eunice, a qual designamos como coordenadora do curso juntamente com as tutoras Lílian, Dulce, Sueli e Michela, em Naviraí, Érica, em Eldorado e Dorival, em Itaquirai, sabemos perfeitamente que esta equipe deu um toque especial, formatou este curso com a nossa realidade, juntamente com os diretores das escolas Estaduais e Municipais os quais abriram as portas das escolas para que os cursistas pudessem realizar suas pesquisas e também receberam os tutores semanalmente nas escolas. Ficam aqui nossos eternos agradecimentos, como também aos colaboradores das diversas instituições e profissionais liberais os quais colaboraram com palestras afins.
Realmente, professora Nilene, posso afirmar que no Cone Sul, a SED encontra parceiros fortes, comprometidos, com garra e determinação, através dos prefeitos que acamparam este projeto: em Navirai, Zelmo de Brita e o Gerente Municipal de Educação, César Martins da Fonseca; em Itaquirai, a prefeita Sandra Cardoso Martins Cassone e o secretário de Educação que acompanhou praticamente o projeto Pedro Rui e também o atual secretário, Michel Pasquini Ramos, e em Eldorado, a Prefeita Marta Maria de Araujo e o secretário de Educação Mário Coelho. Portanto, gostaríamos do empenho de vossa pessoa na continuação deste projeto de grande importância para os funcionários de nível médio e para a Educação como um todo, não somente para Navirai, Itaquirai e Eldorado.  Sabemos que esta estrutura que hoje se encontra montada no NTE de Navirai, tanto com recursos humanos, através da equipe competente do PROFUNCIONÁRIO, como de recursos materiais, poderá ser colocada em ação para atender toda nossa região, no tocante ao projeto PROFUNCIONÁRIO.
Para finalizar, gostaria de parabenizar o Governo do Dr. André Pucinelli pelo investimento que tem feito na Educação, não só com recursos materiais através de reforma de escolas e construção de ste, bibliotecas, refeitórios e novas escolas, mas principalmente pelo investimento que tem feito em recursos humanos, e pelo incentivo aos alunos com premiação aos melhores de cada sala. Em tempo, gostaria de agradecer o empenho de nossos deputados da Região, Dr. Onevam José de Matos e Mara Caseiro que tem dedicado um carinho especial à área educacional, através de emendas parlamentares as quais têm beneficiado, e muito, nossas escolas.
Formandos, aceitem aqui minhas sinceras felicitações, a cada um de vocês, que ao longo destes 18 meses estiveram interagindo com a nossa equipe e tutores do PROFUNCIONÁRIO .
Muito Obrigado

Nenhum comentário:

Flickr