Relógio

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

 A Melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela Vida.

Festeje o prazer de cada conquista e o aprendizado de cada derrota.

Festeje por estar aqui !

Festeje a Esperança, o Amor, no amanhã !

Festeje a Vida !

E saiba que sempre estaremos aqui, para festejar isso tudo com VOCÊ !

Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações.

São os votos da Equipe Profuncionário - Naviraí



 


 

 

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Aula Dia 03 de dezembro de 2011. --Módulo 13--

Turmas de Infraestrutura.
Módulo 13: Equipamentos Hidráulicos e Sanitários
Realizamos a aula no dia 03/12/2011 nas dependências da escola Juracy Alves Cardoso. A aula foi iniciada com um vídeo “Milagres” e após assistir o vídeo e comentar sobre o mesmo foi realizada uma dinâmica intitulada “Metas”, onde cada estudante deveria elencar as 10 metas que pretende realizar no ano de 2012.
http://www.youtube.com/watch?v=mdvwTvxPeoM

Após este primeiro momento os estudantes se dirigiram ao pátio da escola para assistir a uma palestra da AGEPEN, cujo palestrante foi o senhor Heverson da Silva Bastos, o mesmo destacou as funções da AGEPEN, seu funcionamento e suas prioridades, foi uma palestra produtiva que prendeu a atenção dos estudantes.
Com o término da palestra foi servido o almoço, em seguida retornamos e iniciamos o estudo do módulo 13 que tem por objetivo levar os estudantes (funcionários) o conhecimento dos equipamentos e do sistema hidro-sanitário permitindo que façam bom uso dos mesmos e contribuam para a qualidade do ambiente escolar. Para isso ocorrer o funcionário precisa entender o percurso da água , desde sua captação até o esgoto que é seu destino final. Desta forma tornar-se-á apto a interpretar um projeto hidro-sanitário, permitindo dessa forma que tome a correta decisão em momentos como uma eventual falta de água na escola. Na aula foi utilizado alguns vídeos os mesmos seguem linkados abaixo.
http://www.youtube.com/watch?v=g41TJlvNq6U
http://www.youtube.com/watch?v=j4ftqCUzFCE

Finalizamos nosso encontro com uma dinâmica “Bingo do Amor”, foi um momento de descontração, além de proporcionar um momento de reflexão através de um vídeo do grupo Roupa Nova, intitulado “Natal todo dia”, que segue linkado , este vídeo transmitiu a mensagem Natalina à todos os estudantes presentes.
http://www.youtube.com/watch?v=ZxjR8-pI_NI



Turma de Secretaria Escolar
Neste módulo 13- Técnica de Redação e Arquivo ,estudamos sobre os tipos de linguagem, comunicação,interação, documentação, leis, arquivos e, principalmente, escrituração escolar, com métodos básicos de arquivamento e outros procedimentos importantes .Esses elementos são essenciais para o bom funcionamento do serviços escolar.
Na instituição “escola”, lidamos com o atendimento ao público, interagimos o tempo todo com os professores, com o pessoal do administrativo e outros servidores, mas principalmente com os alunos, que são o motivo da existência da escola.
Lemos alguns textos para reflexão sobre alguns temas que obtenha informações adicionais sobre assuntos específicos e resolvendo algumas questões relacionadas aos conteúdos. Observamos que a linguagem deste módulo, às vezes, se torna instrucional quando precisamos falar de procedimentos específicos de escrituração escolar e leis.
Identificamos como a linguagem e alguns de seus fenômenos são usados na comunicação e na interação com o outro; vimos alguns :
• tópicos da fala em situações comunicativas, aliados à apresentação pessoal ;
• tópicos gramaticais aplicados à escrita.
Discutimos sobre algumas atitudes que podemos adotar para estabelecer uma boa interação ética com as pessoas no contexto de trabalho e refletir sobre a ética profissional.
Identificamos a contribuição dos servidores administrativos, bem como os gêneros textuais administrativos da escola e seus usos.


Alimentação Escolar
Módulo 13 – Produção e industrialização de alimentos

Conhecer melhor a história do uso da terra e da produção dos alimentos a partir da ocupação dos portugueses, a importância regional da cultura e meio ambiente para segurança alimentar do povo brasileiro. Usar a sua experiência de vida para construir uma sociedade mais justa e responsável para a contribuição da alimentação escolar.


Refletir as maneiras pelas quais a população pode ter acesso a uma alimentação saudável, em quantidade e qualidade; construir condições sociais e ambientais para o exercício da cidadania nas escolas e na comunidade, promovendo interação entre as crianças, os jovens e os adultos.

Flickr