Relógio

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Gestão Democrática- A diferença entre Chefe x Líder- MÓDULO 6-GESTÃO DA EDUCAÇÃO

Estudamos sobre a gestão da escola bem como sua democratização e os trabalhadores em educação.
A escola pública tem como função social formar o cidadão, através do conhecimento, atitudes e valores, a ser solidário, crítico, ético e participativo. A escola para ter um bom andamento, precisa ter um gestor competente para conduzir os trabalhos com eficiência e justiça, onde todos se sintam bem, realizando um trabalho de qualidade.Na gestão democrática é fundamental a participação de todos os envolvidos na comunidade escolar, na tomada de decisões e planejamentos dos trabalhos e sabedores das leis que regem a educação.
A ação pedagógica que se realiza na escola por meio do trabalho docente e não-docente pretende ressaltar a necessidade da efetiva participação dos trabalhadores da educação na construção da gestão democrática na escola e na garantia da educação como um direito social.
Gestão escolar implica na forma de organizar o trabalho pedagógico,na visibilidade de objetivos e metas dentro da instituição escolar, diz respeito a todos os aspectos da gestão colegiada e participativa da escola e na democratização da tomada de decisões.

A escola é uma organização que sempre precisou mostrar resultados – o aprendizado dos alunos. Porém nem sempre eles são positivos. Para evitar desperdício de esforços e fazer com que os objetivos sejam atingidos ano após ano, sabe-se que é necessária a presença de gestores que atuem como líderes, capazes de implementar ações direcionadas para esse foco,daí nasce um ambiente favorável ao trabalho educacional, que valoriza os diferentes talentos e faz com que todos compreendam seu papel na organização e assumam novas responsabilidades.


É fundamental ao gestor a habilidade em gerenciar conflitos, pois toda instituição escolar, assim como qualquer outra instituição muitas vezes se depara com conflitos que podem ocorrer entre os membros da equipe,já que cada ser humano possui características individuais; conflitos esses que podem ser ocasionados por fatores externos ou internos ao ambiente de trabalho.
Por outro lado, é necessário acreditar no potencial que cada indivíduo possui, mesmo que esse potencial ainda precise ser desenvolvido e ouvir o que as pessoas têm a dizer é essencial quando se pratica a liderança, pois é impossível para um líder desenvolver trabalhos e conquistar sozinho seus objetivos. O ponto de vista de cada integrante da equipe é importante para a conquista de objetivos em comum. O trabalho em equipe, as opiniões diferenciadas e o pensamento individual de cada um são fundamentais para que se construa o sucesso coletivo.

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