Relógio

terça-feira, 3 de maio de 2011

Módulo 6:GESTÃO DA EDUCAÇÃO

"A mudança deve acontecer de dentro para fora. Os seus pensamentos determinarão diretamente a forma que você vê o mundo. Pense positivo! Pense que você pode e que você é capaz de coisas maiores." (Dr. Jô Furlan)



"Sua atitude no início de uma tarefa definirá em muito o êxito dessa tarefa. Identifique os desafios, crie estratégias e aja como se fosse impossível falhar." (Dr. Jô Furlan)
COMEÇANDO... COM:VIVÊNCIA, DINÂMICA, TÉCNICA E JOGO...
"Mudar é desaprender. Não se pode mudar nada externamente sem que, antes, essa mudança aconteça em si próprio". (Albigenor e Rose Militão, 2000)
Objetivo da dinâmica dos jogos:

APRENDER A APRENDER: Quebrar paradigmas acerca de conceitos já arraigados, permitir-se desaprendê-los.

APRENDER A DAR AJUDA: Abrir-se para o outro, no sentido de ser colaborador, altruísta, solidário. É estabelecer uma relação com as pessoas do grupo, visando a um crescimento conjunto.
Observamos que Vivência é um termo mais amplo, um processo de ensino aprendizagem visando mudanças pessoais.Percebemos o quanto é importante que a utilização destas vivências tenham um planejamento cuidadoso, para que traga os resultados positivos esperados aos estudantes ou profissionais em formação, visto que bem conduzidas, propiciam e facilitam as aprendizagens e o crescimento pessoal.
Módulo 6: “Gestão da Educação Escolar” de Luiz Fernando Dourado. O sexto e último módulo do bloco da Formação Pedagógica constitui-se, pode-se dizer, um fecho das reflexões que vem sendo desenvolvidas no decorrer do curso. Basta recorrermos ao conceito geral de “Gestão”, o qual vem de gerir, gerência, administração, e ligarmos ao conceito de “Administração”, na qual considera que não pode existir o administrativo sem o pedagógico. Para o autor, administração é a utilização racional de recursos para determinados fins. Todavia, os meios não podem contrariar os fins, devem ser adequados a eles. É preciso traçar objetivos a alcançar e desenvolver ações mediadoras para atingir tal fim. E a finalidade da escola é proporcionar a apropriação da cultura produzida ao longo do tempo, ou seja, educar, humanizar.

Sabedoria consiste em equilíbrio pessoal, em inteligência de nossas posturas e expressividades. Queremos preparar os nossos filhos para a vida. Para tanto, perguntamos: "Bastaria o conteúdo formal da escola?" "Resolveria para a transformação da sociedade, em que almejamos um mundo cada vez melhor, indivíduos que possuíssem muito conhecimento, mas não soubessem expressá-los?" "O que o mercado de trabalho exige hoje?" Exige iniciativa, argumentação, ética, divisão com o outro...SIM, É PRECISO IR ALÉM! Nossos cursistas estarão atuando profissionalmente num amanhã muito breve. Ser um profissional, qualquer um pode ser, porém, tornar-se um grande profissional e uma grande pessoa é o desafio!

A escola é um espaço social privilegiado nas construções do conhecimento e ela precisa trabalhar com o conhecimento científico, histórico e humano. Não há como crescer no cognitivo se não houver a relação entre as pessoas, se não houver a necessidade ou um desafio, ou ainda, uma problematização a ser resolvida. E é na relação que os valores tornam-se relevantes.

"Já dizia a canção, quem sabe faz a hora, não espera acontecer, assim é a felicidade, enquanto muitos esperam, outros a buscam, tenha em mente que você é senhor de seu destino." (Luis Alves – consultor)

Flickr