Relógio

domingo, 16 de maio de 2010

Naviraí forma a 1ª Turma do Curso Profuncionário em 14 de maio de 2010.

Em cerimônia que aconteceu no Salão Paroquial iniciada as 19 horas desta sexta-feira (14), o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) procedeu a solenidade de formatura da primeira turma do Curso Técnico de Formação (Profuncionário). Essa formatura foi um momento histórico para formandos, autoridades, gestores, coordenadores, tutores, familiares e toda a comunidade naviraiense.
Aqui em Naviraí, o Projeto Profuncionário iniciou com 150 cursistas, distribuídos nos quatro Cursos de Alimentação Escolar, Infra-estrutura material e ambiental, Multimeios Didáticos e Secretaria Escolar, havendo apenas 3 desistências, plenamente justificadas. Portanto, tivemos a formatura de 147 cursistas que venceram muitas etapas para chegarem a este dia tão especial: a formatura da Turma do curso Técnico Profuncionário, Cezar Martins da Foncêca.
Compuseram a Mesa de Honra da formatura as seguintes autoridades: Aparecida Campos Feitosa, coordenadora das Tecnologias Educacionais do Mato Grosso do Sul, representante do governo Estadual e a Marlyse Badeca da Costa Oliveira coordenadora do Profuncionário Intermunicipal representando a Secretária Estadual de educação, Cheila Cristina Vendrami; Ronaldo Botelho, vice-prefeito, representando o prefeito Zelmo de Brida, Paraninfo da Turma; César Martins Foncêca, gerente de Educação e nome da Turma; Maurício Cândido, diretor do Núcleo de Tecnologia Educacional; deputado federal Antonio Carlos Biffi; deputado estadual Onevan de Matos; José Odair Gallo, presidente da Câmara Municipal; Eunice Cardoso de Oliveira, coordenadora municipal do Profuncionário; e Ilidia Cândido de Barros, diretora da Escola Médici, onde foi ministrado o curso.
Na seqüência aconteceu a entrada dos formandos com seus respectivos tutores dos cursos de Técnico em Alimentação Escolar, Meio Ambiente e Manutenção de Infra-Estrutura Escolar – turmas A e B; Multimeios Didáticos; e Secretaria Escolar – turmas A e B.
Coube a professora Aparecida Campos Feitosa, representante do Governador André Puccinelli, fazer a abertura solene da cerimônia de formatura da turma do Profuncionário de Naviraí.
Após foi executado o Hino Nacional Brasileiro e deu-se o pronunciamento das autoridades que compuseram a mesa de cerimônia.
Como oradora da turma, fez seu pronunciamento a formanda Fátima Maria Curtulo, da turma de Secretaria Escolar B, que discursou em nome de todos os formandos, enquanto que o juramento foi realizado pela formanda Marlene Barbosa dos Santos Silva.
Na seqüência aconteceu a entrega dos Certificados a cada um dos formandos do Profuncionário de Naviraí, em sua primeira turma.
Antes de encerrar a solenidade de formatura, algumas autoridades e diretores escolares foram homenageados pelos formandos do curso. Entre os homenageados estava a ex-secretaria de Educação do Mato Grosso do Sul Nilene Badeca da Costa e a ex-gerente de Educação de Naviraí Cleuza Campos Marques da Silva, as quais foram articuladoras e implementadoras do curso Profuncionário em Naviraí.
Como forma de agradecimento, foram homenageados os diretores das escolas estaduais e municipais de Naviraí com presentes confeccionados pelos próprios cursistas. Também os palestrantes que colaboraram com seu conhecimento em diversas áreas para enriquecer a aprendizagem dos cursistas receberam uma lembrança em nome da equipe Profuncionário.
Tivemos a apresentação da música Profuncionário pelos cursistas com o acompanhamento do músico Alessandro Félix.
A Cerimônia de colação de grau foi finalizada com um vídeo organizado pelos tutores registrando toda a trajetória do curso em seus principais acontecimentos.

PARTE DO DISCURSO DO DIRETOR DO NTE, MAURÍCIO CANDIDO NA SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU DA FORMATURA DO PROFUNCIONÁRIO

É com grande alegria que me dirijo a vocês como formandos; porque ao longo destes 18 meses todas as vezes em que me dirigi a vocês foi como cursistas. Hoje posso dizer com muito orgulho: formandos. Lembro-me perfeitamente de nossa aula inaugural, neste mesmo espaço, quando a professora Maria Nilene pediu a vocês persistência, perseverança, pois, segundo ela, gostaria de estar presente na formatura de vocês com todo grupo sendo Certificado.
É, realmente, podemos dizer que vocês perseveraram, pois dos 150 cursistas que iniciaram o curso, temos 147 formandos, as três desistências foram justificáveis, por motivo de doença ou mudança de município. Sabemos perfeitamente das dificuldades que enfrentaram durante estes 18 meses de curso, deslocando-se de seus lares, deixando seus afazeres e os momentos de lazer com seus familiares, depois de uma semana de intenso trabalho em suas escolas para se encontrarem com seus tutores e colegas de curso. Mas acredito que foi prazeroso para cada um dos formandos, os encontros realizados aos sábados, pois puderam adquirir conhecimentos filosóficos, sociológicos, discutiram sobre ética, solidariedade, puderam voltar aos bancos escolares e se sentirem valorizados como profissionais da Educação; ter a plena consciência de que vocês fazem parte do processo educativo da humanidade; que a educação começa em casa, mas é sistematizada na escola, passando pelo portão da escola com a recepção calorosa do porteiro para com os alunos; com o equilíbrio harmonioso do pessoal da limpeza que dá um toque todo especial ao ambiente escolar; com o cheirinho agradável da cozinha; com o cuidado especial do técnico das bibliotecas e tecnologias tão difundidas na escola; com os assistentes administrativos e os secretários que, na realidade, são o coração da escola; e, por fim, sistematizado nas sala de aula com os professores regentes.
Então, educação é um processo que envolve diversas etapas, diversas pessoas. E você é fundamental neste processo, caro formando. Você tem uma participação especial na lapidação deste diamante precioso que são os diversos profissionais que atuam na sociedade. Portanto, quero reverenciar a vocês, formandos, pelo esforço, pela dedicação e por fazer parte deste segmento tão importante no nosso planeta, para construirmos homens de bem, que é a Educação. E hoje vocês estão graduados como técnicos nas diversas modalidades em que cursaram.
Também quero fazer um agradecimento especial a duas pessoas que foram fundamentais na implantação do curso Profuncionário em Navirai: Professora Cleuza Campos Marques da Silva e Professora Nilene Badeca da Costa. Fiquei realmente feliz em saber que a turma Profuncionário 2010 teria como homenageadas especiais duas personalidades de fundamental importância para a Educação, pessoas estas às quais tenho verdadeira consideração e estima, Professora Cleuza, pessoa arrojada, decidida, mulher de princípios, tomada de decisão, minha amiga pessoal a qual não tenho palavras para descrevê-la como profissional com quem já trabalhamos à longa data, em diversos projetos. Professora Nilene, mulher valente, comprometida, com um verdadeiro perfil de líder como tem demonstrado diante da Secretaria Estadual de Educação. Conhecemo-la perfeitamente pela grande revolução que hoje está acontecendo na Educação em Mato Grosso do Sul, aceite aqui também minhas reverências, principalmente pela dedicação na implantação ao Profuncionário de Naviraí.
Não posso deixar de citar aqui a equipe que estruturou nosso Profuncionário: Professora Eunice designada como coordenadora do curso e que juntamente com as tutoras Lílian, Dulce, Josy, Jackeline e tutor Ozéas, formou uma equipe com um toque especial. Formatou este curso para a nossa realidade, recebendo o apoio dos diretores das escolas Estaduais e Municipais que abriram as portas das escolas para que os cursistas pudessem realizar suas pesquisas e também receberem os tutores semanalmente nas escolas. Fica aqui nosso eterno agradecimento, como também aos colaboradores das diversas instituições e profissionais liberais que colaboraram com palestras afins.
Formandos, aceitem aqui minhas sinceras felicitações a cada um de vocês, que ao longo destes 18 meses estiveram interagindo com a nossa equipe do NTE e tutores do Profuncionário.

Muito Obrigado!

Mauricio Candido
Diretor do NTE

Confecção das lembranças pelos cursistas

Flickr