Relógio

terça-feira, 13 de abril de 2010

HOMENAGEM AOS CURSISTAS DA TURMA DE SECRETARIA ESCOLAR A

CURSISTAS


Obrigado por terem vindo, e terem deixado sua marca aqui em nossos corações.
Não desistiram e acreditaram em nosso trabalho no decorrer do curso.
PARABÉNS!!!!
Tutores: Dulce, Lilian, Ozéas, Jackeline, Josy e a coordenadora Eunice

Curso Profuncionário chega a etapa final.

Após 1 ano e 6 meses de estudos, os funcionários administrativos das escolas estaduais e municipais concluíram o curso Profuncionário na aula realizada no dia 10 de abril. Foi um encontro marcante, onde os cursistas finalizaram o estudo dos seus 16 módulos e celebraram com um culto ecumênico e um almoço de confraternização, em meio a muitas homenagens aos cursistas, tutores e coordenação.
O Curso Técnico de Formação para Educadores não-docentes – Profuncionário - veio de encontro às necessidades desses funcionários, trazendo conhecimentos importantes e valorização pessoal e profissional ao setor administrativo das escolas públicas de Naviraí.
O Profuncionário foi um projeto bem sucedido do governo federal, contando como parceiros no seu desenvolvimento os governos estadual e municipal, sendo dirigido em nossa cidade pelo diretor do Núcleo de Tecnologia Educacional, Mauricio Candido, e na equipe de trabalho a coordenação da Professora Eunice Cardoso de Oliveira e os tutores Lilian, Dulce, Josy, Jackeline e Ozéas, além de contar também com 37 parceiros como palestrantes e colaboradores que somaram junto a essa equipe.
A satisfação de chegar ao final desta etapa é o sentimento de realização profissional dos cursistas a nível médio, agora denominados Técnicos em Alimentação Escolar, Técnicos em Infra-estrutura Escolar, Técnicos em Multimeios Didáticos e Técnicos em Secretaria Escolar.
Assim fica a expectativa de uma nova oportunidade para outros funcionários não-docentes se capacitarem também com este curso e de uma oportunidade de continuar o Profuncionário a nível superior, garantindo um grande investimento na educação de nosso município.


Eunice Cardoso de Oliveira
Coordenadora do Profuncionário

segunda-feira, 12 de abril de 2010

MÓDULO 16 - ESTATÍSTICA APLICADA Á EDUCAÇÃO - SECRETARIA ESCOLAR - 10/04/10

Finalmente, o momento mais esperado deste curso, a última aula. Para alguns fica a vontade de descansar aos sábados, para outros, se sentir livre dos temerosos pratiques. Mas para todos vai ficar a saudade dos encontros com os tutores e colegas de turma.
Como esta era uma aula muito especial, ficou marcada na lembrança dos cursistas a encenação das tutoras Lilian e Josy com a reflexão sobre a oração do Pai nosso onde Deus conversava com uma pessoa que estava em oração.
Tomando conta do conteúdo do módulo, a tutora Lilian assumiu as explicações e desenvolvimento dos pratiques recordando um pouco da matemática e acrescentando fatores importantes na vida dos funcionários da secretaria sobre como contruir estatísticas bem apresentadas.
Retornando as turmas para suas respectivas salas, foram passados os avisos finais sobre o memorial e abriu-se uma oportunidade para as homenagens e despedidas; as tutoras prepararam vídeos de suas turmas e finalizaram a última aula do curso com a dinâmica "Tirar o chapéu", onde os cursistas olhavam dentro do chapéu e viam a pessoa que estava (refletida no espelho) e diziam porque tiravam o chapéu para aquela pessoa sem evidenciar o nome dela.
A turma de Secretaria A realizou um chá de bebê para a cursista Luzinete que dará a luz a uma menina ainda este mês.
Nos dirigimos depois ao salão de festas do Simted para a celebração do Culto Ecumênico com a benção do Pastor Gilberto e Pe. Estaneslau, tendo a participação da Professora Cleuza Sarturi como comentarista e das cursistas Joana e Elaine como leitoras. Finalizamos esse encontro com um almoço digno de todos os esforços para a realização deste curso contando com a presença do Gerente Municipal de Educação - César, Gerente de Núcleo Educacional - Dagmar, Diretora da escola Presidente Médici -Ilidia, do Diretor do NTE - Maurício e da ex-tutora Antônia Bressa.
A todos os presentes neste evento, obrigado por contibuirem para o bom desempenho do Curso Profuncionário.

Tutoras Lilian e Josy

Secretaria Escolar




Tutora Josy Kellen

MÓDULO 16 - CARDÁPIOS SAUDÁVEIS - ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - 10/04/10

Nesta última aula, tivemos a seguinte pauta:
Iniciamos com uma oração e reflexão do dia. Logo após, participamos da palestra com a nutricionista Marisa abordando higiene pessoal e técnicas específicas. Tivemos a análise de assuntos relacionados ao módulo 16 com exposição de idéias e teorias, enfatizando o lado profissional e prático dos cardápios. Também compartilhamos de reflexão e avaliação da caminhada do curso. Após propormos os pratiques e debatermos dúvidas sobre a confecção dos memoriais, finalmente fomos para a realização do Culto Ecumênico e almoço de encerramento.

Tutor Ozéas

MÓDULO 15 - EQUIPAMENTOS E MATERIAIS DIDÁTICOS - INFRA-ESTRUTURA ESCOLAR - 10/04/10

A aula se iniciou com a oração universal do Pai nosso e um vídeo em homenagem aos cursistas das turmas de Infra-estrutura A e B mostrando um pouco da trajetória no decorrer do curso.
Após esse primeiro contato, os cursistas foram contemplados com uma palestra com o Professor Sérgio Graça, que foi um sucesso na opinião de todos atingindo os objetivos propostos.
Finalizamos a aula com os pratiques e realizamos as dinâmicas "do presente e "tirar o chapéu", proporcionando um momento de descontração. E para encerrar as atividades do último dia de aula, os cursistas se dirigiram às dependências do SIMTED para a realização do Culto Ecumênico e do almoço de confraternização, com algumas homenagens, concluindo assim o Bloco II do Curso Profuncionário.

Tutoras Dulce e Jackeline

HOMENAGEM AOS CURSISTAS DAS TURMAS DE INFRA-ESTRUTURA A E B

INFRA-ESTRUTURA ESCOLAR

Flickr