Relógio

terça-feira, 10 de novembro de 2009

MÓDULO 12 - LEGISLAÇÃO ESCOLAR - SECRETARIA ESCOLAR - 07/11/09

Para começar o dia bem, os cursistas se descontrairam com a dinâmica da maçã, (ensinada pela professora Marina na capacitação aos tutores)refletindo sobre como olhamos e avaliamos o nosso colega de trabalho. A cursista Mariana, que participa do curso Formação pela escola juntamente com outras cursistas, fizeram uma explanação sobre os planos do FUNDEB aos demais presentes. Desenvolvemos os conteúdos das unidades 1 e 2 onde os grupos de estudo realizaram apresentações teatrais, acrósticos, crõnicas e poesias sobre os assuntos abordados. Finalizamos a aula com a discussão dos temas abordados e dos pratiques.

Tutoras Lilian Andrade e Josy Scudeler

MÓDULO 12 – POLÍTICAS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR – ALIMENTAÇÃO ESCOLAR – 07/11/09

No primeiro momento fomos ao NTE onde as cursistas fizeram uma pesquisa no site do Ministério da Saúde sobre alimentação e saúde, IMC – Índice de massa corporal onde descobriram as implicações inerentes aos assuntos.
De volta à escola, avaliaram e registraram as experiências às quais também debatemos e estudamos as teorias relacionadas ao tema com o auxílio de vídeos, módulo e dinâmica, finalizando a aula com uma reflexão sobre os pontos determinantes da aula.

Tutor Ozéas

MÓDULO 12 - LEGISLAÇÃO ESCOLAR - SECRETARIA ESCOLAR B - 07/11/09

Começamos a aula do módulo 12, com uma reflexão "AS PALAVRAS" e com a oração universal de gratidão pela semana,refletimos os preceitos legais apresentados que regem o fazer administrativo escolar quanto de ferramenta de consulta para seus executores.A legislação educacional foi abordada não de forma aplicada, mas como um conjunto de orientações para o ordenamento e fundamentação da prática, o PNE,oConselho Escolar e o Regimento Escolar.
Finalizamos o conteúdo do módulo com um momento de reflexão em vídeo: A Educação no Brasil.

Tutora Lilian G. Andrade

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Módulo 12 - Higiene e Segurança nas escolas - Infra-estrutura Material e ambiental - 07/11/09

Iniciou-se a aula com uma oração e reflexão. A sala foi dividida em quatro grupos para realizar a dinâmica da maçã, cada grupo escolheu uma maçã e observou nela todas as características (vermelha, pequena, oval, etc). Foram recolhidas todas e misturadas, cada grupo apresentou e buscou sua maçã, fazendo assim uma reflexão na vida diária de cada um, no trabalho, em casa, etc, e no final repartiram-a e saborearam.
O estudo do módulo 12 Higiene e Segurança nas escolas,  foi abordado em forma de seminário e no final da apresentação de cada grupo eles poderiam apresentar um jogral, teatro, paródia, cartazes, etc, foi disponibilizado modelos referentes aos temas estudados.
Finalizamos com os pratiques a serem desenvolvidos durante o período.
Foi uma aula bem dinâmica e produtiva onde os cursistas puderam trabalhar seu lado artístico.

Tutoras Dulce e Jackeline

Flickr