Relógio

terça-feira, 13 de outubro de 2009

MÓDULO 11 - AUDIOVISUAIS: ARTE, TÉCNICA E LINGUAGEM - MULTIMEIOS DIDÁTICOS - 10/10/09

Neste módulo tratamos sobre questões mais específicas da sua rotina de trabalho, conhecimentos e atividades para a formação de um profissional
capaz de criar, saber usar e dispor para o uso da comunidade escolar os recursos de comunicação e de informação em múltiplos espaços físicos e virtuais (biblioteca, videoteca, sala de vídeo e TV, anfiteatro, auditório, laboratórios,ginásio, computadores, entre outros).
Investigando, pensando e aprendendo sobre o significado e o funcionamento da comunicação humana , bem como as mensagens e informações são produzidas, transmitidas e significadas refletindo sobre o valor dos meios de comunicação para as sociedades atuais e para a educação .
Nos dias 02 e 03 de Outubro visitamos a 1ª FEIRARTE (Feira Regional de Arte de Naviraí) com o objetivo de refletir sobre :
• o valor da comunicação no devir humano
• a informação na educação e na vida social.

Tutora Lilian Andrade

MÓDULO 11 – ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL - ALIMENTAÇÃO ESCOLAR – 10/10/09

Pedindo a benção de Deus sobre o nosso dia, demos início as atividades do módulo 11 e após expor a pauta, a enfermeira Edinalva iniciou um trabalho sobre pressão arterial com ênfase nos fatores de risco e implicações. Também mediu a pressão e fez a pesagem de todas as cursistas desta turma. Num segundo momento, fizemos a exposição dos tópicos dos assuntos em discussão, debates e considerações finais.

Tutor Ozéas

MEDIÇÃO DE PRESSÃO


MÓDULO 11 - GESTÃO DEMOCRÁTICA NOS SISTEMAS E NA ESCOLA - SECRETARIA ESCOLAR - 10/10/09

Iniciamos a aula com a oração em vídeo "O melhor lugar do mundo" e em seguida refletimos sobre a letra da música "Dias Melhores". Frisamos os papéis do Secretário Escolar, questionando-os e fazendo uma auto-avaliação. Depois nos juntamos para uma palestra com a Coordenadora Sandra Mieires Vega Passos tendo como colaboradora Edite Moreira de Oliveira. Dando sequencia à aula foi dividida a turma em grupos por escola e cada grupo apresentou como é desenvolvido o seu trabalho na secretaria. Finalizamos a aula com a produção de um cartaz retratando notícias sobre a educação brasileira através de uma análise crítica.

Tutoras Josy e Lilian

VÍDEO: "O MELHOR LUGAR DO MUNDO"

MÓDULO 11 – MEIO AMBIENTE, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO - INFRA-ESTRUTURA ESCOLAR – 10/10/09

Ao iniciarmos a aula, convidamos os alunos para realizar uma dinâmica denominada “Problemas” onde os cursistas puderam interagir expressando sentimentos relacionados à diversas fases de suas vidas. Logo após retornamos à sala de aula onde foi trabalhado o tema “Ética” de uma maneira clara e objetiva despertando um grande interesse nos cursistas. Dando continuidade, os cursistas foram convidados a se dirigirem à sala de vídeo para prestigiar uma palestra com o Professor Mestre Donizete de Oliveira que explanou de um modo prático e dinâmico algumas vertentes básicas do estudo da física.

Tutoras Dulce e Jackeline

Dinâmica Problemas


Flickr